BOLSISTAS

COLABORADORES - INSTITUCIONAL

Amanda Alves Fecury

Professora do Curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá. Doutora em Doenças Tropicais pelo Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará (2015), Mestrado em Doenças Tropicais (2011) e Graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (Biomedicina) (2004), com especialização em Microbiologia (2006), todos pela Universidade Federal do Pará. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Patologia Clínica das Doenças Tropicais do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará. Foi Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá (2018-2023) e Vice-coordenadora do Fórum dos Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da Região Norte / Amazônia Legal (2023). Atua principalmente nas áreas de Epidemiologia, Doenças Tropicais e Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Bolsista do CESPE, na modalidade Extensão no País do CNPq - Nível A.

Airton Cardoso Cançado

Professor do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão de Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do Curso de Administração da UFT. Doutor em Administração pela UFLA (2011), Mestre em Administração pela UFBA (2004) e graduado em Administração com Habilitação em Administração de Cooperativas pela UFV (2003). Realizou Estágio Pós-doutoral na EBAPE/FGV (2013), HEC Montreal (2018) e atualmente na PUC-Minas (2025). Participa da Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS) e do Observatório Brasileiro do Cooperativismo. Especialista em gestão social, cooperativismo e políticas públicas para desenvolvimento regional. Bolsista do CESPE, na modalidade Extensão no País do CNPq - Nível A.

Elza Caroline Alves Muller

Professora da Universidade Federal do Amapá. Doutorado em Patologia das Doenças Tropicais (2017). Mestrado em Patologia das Doenças Tropicais pela UFPA (2009-2011). Atuou no Laboratório de Pesquisa em Virologia do Instituto Evandro Chagas (2004 a 2017). Bolsista da OMS nos testes clínicos da vacina contra rotavírus no Brasil (2004 a 2006). Especialista em Farmacologia Clínica (2008), Especialista em Análises Clínicas com ênfase no diagnóstico de Doenças Tropicais (UFPA 2007) e Formação em Farmácia Generalista (2006). Desenvolvimento Regional do Centro Norte Brasileiro (IPEX-REGIONAL) da UFT. Bolsista do CESPE, na modalidade Extensão no País do CNPq - Nível A.

Gabriela Bianchi dos Santos

Professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Graduada em Farmácia com habilitação em Bioquímica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Mestre em Ciências Farmacêuticas na área de concentração “Produtos Naturais e Sintéticos” pela Universidade de São Paulo (2012) e doutora em Ciências Farmacêuticas pela mesma instituição, com estágio de doutorado sanduíche na University of East Anglia, Reino Unido (2016). Pós-doutorado na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Brasil. É Membro do corpo docente permanente do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde e colaboradora do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT).Bolsista do CESPE, na modalidade Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível A.

Waldecy Rodrigues

Professor do curso de Economia e dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Gestão de Políticas Públicas e Governança e Transformação Digital da Universidade Federal do Tocantins. Graduado em Ciências Econômicas pela PUC-GO, com mestrado e pós-doutorado em Economia e doutorado em Sociologia pela UnB. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2012–2016) e Coordenador Adjunto da CAPES nas áreas de Planejamento Urbano e Regional (2018–2022; 2023–). Bolsista de Produtividade em Pesquisa e ex-Diretor da SOBER (2019–2022). Atua em cooperação internacional com universidades nos EUA, Portugal, Argentina e Espanha. Bolsista do CESPE, na modalidade Extensão no País do CNPq - Nível A.

Darren Norris

Professor adjunto da Universidade Federal do Amapá. Bacharel em Zoology pela University of Aberdeen. Mestre em Applied Ecology and Conservation pela University of East Anglia e doutor em Zoologia pela UNESP (2012). Atua como orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO) e no Programa de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (PPG-ECO). Atua como Editor-chefe especialista no periódico Frontiers in Ecology and Evolution. Desenvolve pesquisas quantificando os efeitos dos impactos antrópicos sobre padrões espaciais e temporais de biodiversidade tropical. bolsista do CESPE, na modalidade Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível A.

Juliana Aguiar de Melo

Professora Adjunta do Colegiado de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos - NERUDS/UFT. Doutora em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ/IPPUR), Mestre em Desenvolvimento Regional (UFT) e Graduada em Ciências Econômicas (UFV - MG). Faz parte do grupo de estudos Espaço e Poder do IPPUR/UFRJ e coordena projetos de ensino, pesquisa e extensão em diversos temas. Atua em pesquisas quantitativas e qualitativas em desenvolvimento regional e políticas públicas. É pesquisadora e membro integrante do Centro de Estudos sobre Sustentabilidade, Populações tradicionais e Educação na Amazônia (CESPE) como Bolsista do CESPE na modalidade de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível A.

Nayara Silva dos Santos

Professora no Programa de mestrado e doutorado em Gestão de Políticas Públicas (Gespol) da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins, com especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Maranhão e graduação em Administração. Integrante do Instituto de Pesquisa e Extensão de Desenvolvimento Regional do Centro Norte Brasileiro (IPEX-REGIONAL) da UFT. Bolsista do CESPE na modalidade de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível A.

Giovanni Ventura

Servidor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e bolsista do CNPq. Doutorando em Educação em Ciências e Matemática e mestre em Ciências da Saúde pela UNIFAP. Graduado em Administração de Empresas com ênfase em RH pela UNAMA e licenciado em Educação Profissional pela UNISUL. Pós-graduado em Inovação e Difusão Tecnológica pela ABIPTI. Pesquisa focada na redução da evasão universitária no curso de Física da UNIFAP via Programa de Educação Tutorial (PET). Bolsista do CESPE, na modalidade Fixação de Recursos Humanos G.

Kássio Leal Vilhena

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Mestre em História (UNIFAP). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior pela Faculdade Atual (FAAT). Graduado em Ciências Sociais (UNIFAP). Membro Pesquisador do Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade - (CEPRES/ UNIFAP). Tem experiência na área de Sociologia da Educação e História, com foco na Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Religião, Política, Trabalho, Movimentos Sociais e Catolicismo. Bolsista do CESPE, na modalidade Fixação de Recursos Humanos G.

Karine Corrêa Santos Silva

Mestra em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UFT) e bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Tocantins (2019). Participou do Programa de Pesquisa e Extensão Pensamento e Prática na Cidade Contemporânea e integrou os grupos de pesquisa Núcleo da Diversidade, Cultura e Educação (NEDIC), Laboratório de Cidades (LabCidades) e Cidade e Meio Ambiente, todos vinculados à Universidade Federal do Tocantins. Atua de forma voluntária na Secretaria Nacional da rede BrCidades e na coordenação estadual do Coletivo Nacional de Juventude Negra (Enegrecer). É pesquisadora no Centro de Estudos sobre Sustentabilidade, Populações Tradicionais e Educação na Amazônia. Bolsista do CESPE na modalidade de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível A.

Moises Hamsses Sales de Sousa

Atua nas modalidades de Ensino Técnico Profissionalizante, Superior e Educação Básica com a vertente na Pedagogia de Projetos Integradores, Eletricidade Industrial bem como Ensino de Ciências. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amapá (2015) e Técnica em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica Redentorista de Campina Grande (2005). Mestre no Programa de Pós graduação em Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Bolsista do CESPE na modalidade de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível A.

Francisco Diego Barros Barata

Professor Auxiliar da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP do Curso de Ciências Biológicas(Campus Marco Zero/UNIFAP) e Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus Marco Zero. Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal do Amapá (2009). Especialista (Lato Sensu) em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia do Amapá-META. Pesquisador do Centro de Estudos sobre Sustentabilidade, Populações Tradicionais e Educação na Amazônia (CESPE), da Universidade Federal do Amapá, atuando na área de modelos educacionais adaptados a sistemas socioecológicos em comunidades tradicionais da Amazônia. Bolsista do CESPE, na modalidade Extensão no País do CNPq - Nível A.

Edielton Silva Gomes

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP, 2019–2023) e cursando Bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário Cidade Verde (2024). Pós-graduando em Personal Trainer e Treinamento Desportivo pela Faculdade Ibra (2024–2025). Membro da Comissão de Reformulação do PPP do Curso de Educação Física da UNIFAP (2021) e pesquisador do Centro de Estudos sobre Sustentabilidade, Populações Tradicionais e Educação na Amazônia (CESPE/UNIFAP), atuando na área de educação e sustentabilidade de comunidades tradicionais da Amazônia. Bolsista de Fixação de Recursos Humanos do CNPq - Nível G.

Keliane Bastos de Sousa

Pesquisadora com mestrado em andamento no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento da Amazônia Sustentável - PPGDAS, da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Atua nas áreas de planejamento urbano com foco na origem e formação dos bairros e áreas úmidas da cidade de Macapá. Foi monitora do Projeto de extensão Produção Familiar em rede nas Amazônias: soberania, resistência e luta. É pesquisadora dos projetos: A origem e formação dos bairros da cidade de Macapá, Avaliação de Políticas Públicas sobre produção familiar em uma correlação com os estados do Amapá e Tocantins e atualmente é Pesquisadora do Centro de Estudos sobre Sustentabilidade, Populações tradicionais e Educação na Amazônia - CESPE.

Natalia Kéller Silva Lobato

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Membro do Projeto de Extensão Centro de Estudos sobre Sustentabilidade, populações tradicionais e Educação na Amazônia e Monitora no Grupo de Pesquisa Produção familiar em rede nas amazônias: soberania, resistência e luta. Bolsista do CESPE, na modalidade Apoio à Difusão do Conhecimento do CNPq - Nível 1C.

Clara Meireles de Sousa

Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL (2022) e cursando bacharelado em Administração pela UEMASUL. Bolsista do CESPE, na modalidade Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq - Nível A.

Alana Cristina Marques da Silva

Graduanda no curso de Tecnologia em Secretariado pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Atualmente bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial vinculada ao Centro de Estudos sobre Sustentabilidade, Populações Tradicionais e Educação na Amazônia- (CESPE/UNIFAP). Bolsista do CESPE, na modalidade Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq - Nível A.

Ellane Cristhiny Lobato de Souza

Acadêmica do curso de Tecnologia em Secretariado na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atualmente é monitora voluntária do projeto de extensão Produção Familiar em redes nas Amazônias: soberania, resistência e luta, membro da equipe de assessoria do Comitê Gestor da rede de Laboratórios Multiusuários (Laboratório Multiusuário-ODR) e Bolsista do CESPE, na modalidade Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq - Nível A.

Ana Letícia Viana Moraes da Costa.

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Realiza mobilidade acadêmica na Universidade de Brasília (UnB). Possui curso completo de Língua Inglesa. Atua em projetos de extensão nas áreas de Direitos Humanos e Justiça, com foco em estudantes do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. Bolsista do CESPE, na modalidade Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq - Nível A.

Edney Oliveira de Souza

Graduando do curso de Educação do Campo no Instituto Federal do Pará (IFPA). Integrante do projeto de extensão Centro de Estudos sobre Sustentabilidade, Populações Tradicionais e Educação na Amazônia. Bolsista do CESPE, na modalidade Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq - Nível A.

Jorge Henrique Cardoso dos Santos

Graduando em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). desenvolvendo pesquisa sobre protocolos de consulta às comunidades tradicionais. Integra o grupo de estudos Sociedade e Território na Amazônia (GESTERRA), voltado à reflexão crítica sobre relações entre território, justiça socioambiental e comunidades tradicionais. Possui interesse em justiça socioambiental, ecologia dos saberes, direitos humanos, neurodiversidade e práticas emancipatórias voltadas às populações amazônicas. Bolsista do CESPE, na modalidade Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq - Nível A.

Kamilla Ellen Rodrigues Silva

Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).  integrante do Programa de Educação Tutorial PET Economia/UFT e extensionista do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos (NERUDS). Técnica em Informática para Internet pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Bolsista do CESPE, na modalidade Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq - Nível A.

Maria Rosangela de Alcantara Farias

Graduanda em Farmácia pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados à sustentabilidade, bioeconomia e valorização dos saberes tradicionais amazônicos. Integra a equipe do Grupo de Extensão GEBIAMA (Grupo de extensão em Bioeconomia da Amazônia). Integra a equipe do Centro de Estudos sobre Sustentabilidade, Povos Tradicionais e Educação na Amazônia, com foco na integração entre ciência e conhecimentos tradicionais para conservação ambiental e fortalecimento sociocultural. Bolsista do CESPE, na modalidade Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq - Nível A.

Tiago Lazame Souto

Graduando em Farmácia na Universidade Federal do Amapá, possui curso técnico/profissionalizante em Técnico em Análises Clínicas. Bolsista do CESPE, na modalidade Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq - Nível A.

Suziane Lobato da Glória

Graduanda do curso de Letras-Português na Universidade Federal do Amapá, Bolsista do CESPE, na modalidade Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq - Nível A.

Bruna Leticia Miranda Andrade

Acadêmica do curso de Tecnologia em Secretariado na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Integra o Centro de Estudos sobre Sustentabilidade, Populações Tradicionais e Educação na Amazônia (CESPE). Monitora no Projeto de Extensão Cerimonial, Eventos e Comunicação (PROCEC). Bolsista do CESPE, na modalidade Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq - Nível A.

Brendha Luany dos Santos Amanajás

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Brasil. Atualmente, estagiária no laboratório de herpetologia da UNIFAP, com atividades focadas em pesquisa e extensão sobre a herpetofauna da Amazônia Oriental. Bolsista do CESPE, na modalidade Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq - Nível A.

Carolina Lavini lobato de Souza

Pesquisadora voluntária da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Atuou em atividades de extensão universitária voltadas para comunidades tradicionais na Amazônia amapaense e o lazer em áreas úmidas na cidade de Macapá (2020-2024). Membro voluntário do Projeto de Extensão Produção Familiar em redes nas Amazônias: Soberania, resistência e luta da Universidade Federal do Amapá (2021-2024). Atualmente voluntária em pesquisas relacionadas a cartografia social de comunidades em áreas úmidas do Centro de Estudos sobre Sustentabilidade, populações tradicionais e Educação na Amazônia (CESPE/UNIFAP) e membro voluntario do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer - NEPEFEL, da Universidade Federal do Amapá. Bolsista do CESPE, na modalidade Extensão no País do CNPq - Nível A.

Emanoela Cristhie Silva Lobato de Souza

Atualmente é agricultora participante como monitora externa voluntária no projeto de extensão intitulado Produção Familiar em rede nas Amazônias: Soberania, resistência e luta, desenvolvendo de maneira extensionista o conhecimento tradicional do estuário marajoara para os acadêmicos da Universidade Federal do Amapá.Detentora de conhecimento tradicional no estuário marajoara e pescadora artesanal da Colônia Brevense. Desenvolve trabalhos como agricultura familiar na comunidade São Pedros dos Bois, município de Breves, Ilha do Marajó. Bolsista do CESPE, na modalidade Apoio à Difusão do Conhecimento do CNPq - Nível 1C.

Héliton Marques de Sousa

Acadêmico do curso de Sociologia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Licenciado em Pedagogia e graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Estácio de Macapá. Atuou como bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq, sob orientação da professora Marilia Lobato, desenvolvendo pesquisa sobre Sistemas Produtivos Locais no estado do Amapá. Foi bolsista do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento da Amazônia Sustentável (PPGDAS/UNIFAP). Exerceu a função de Coordenador de Comunicação Social do Centro Acadêmico de Ciências Sociais e Sociologia (CACSS/UNIFAP). Atualmente é Bolsista do CESPE, na modalidade Extensão no País do CNPq - Nível A.